quarta-feira, 11 de setembro de 2013

LEITURA ORANTE DO EVANGELHO DO 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM



ACOLHIDA

Desenho feito por Ananias (Nano) Lima - PJMP
Para iniciar pode se cantar um canto conhecido do grupo, que possivelmente tenha haver com o evangelho a ser refletido. Sugerimos este para inspirar a leitura:

Alegrai-vos sempre no Senhor! Alegrai-vos no Senhor! (bis)
Alegrai-vos! Alegrai-vos! Alegrai-vos no Senhor! (bis)


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.



LEITURA – O que diz a Palavra de Deus? 

 

Texto Bíblico: Lc 14, 25-33


Propomos que a leitura sempre possa ser feita mais de uma vez, principalmente se for partilhada em um grupo, é importante que o texto seja lido uma vez em voz alta, e deixar que todos leiam silenciosamente o texto logo em seguida.

Neste domingo, as parábolas contadas por Jesus, nos remete à plenitude do sentimento da alegria do reencontro, alegria esta partilhada com a comunidade, mesmo com a pouca aceitação de seus exemplos por parte dos fariseus e doutores da lei, que não entendiam porque Ele acolhia os pecadores, e dava nova esperança e perspectiva de vida aos que haviam perdido.


MEDITAÇÃO – O que nos diz a Palavra de Deus?


Pistas para reflexão:


1. Logo no início do texto percebemos o quanto Jesus foi incompreendido pelos fariseus e doutores da lei. Quando diziam “Esse homem come acolhe os pecadores, e come com eles!”. E nós, como estamos agindo hoje, como Jesus ou como os fariseus e doutores da lei? Acolhemos os pecadores, nossos semelhantes, ou simplesmente apontamos as suas falhas?

2. Quando Jesus conta a parábola da ovelha perdida, ele quer nos mostrar que cada pessoa tem seu valor, será que nós valorizamos todos os nossos amigos e/ou membros do grupo, ou queremos que todos tenham que ser iguais a nós? Aceitamos conviver com as diferenças?


3. Na parábola da moeda perdida, vemos o mesmo exemplo, por outro ângulo, a mulher perdeu uma única moeda das dez que possuía, e deu a esta moeda a mesma importância das outras, procurando-a até encontrá-la. Será que damos este mesmo valor às coisas que conquistamos por nosso próprio esforço? Será que damos importância a um jovem que se afasta do nosso grupo ou da Igreja?

4. Quando ouvimos de Jesus a parábola do filho pródigo. Qual o sentimento que o ato de voltar pra casa do pai nos transmite? Parecemo-nos com este filho que volta pra casa depois de descobrir que a vida fora dela não era o que imaginava? Parecemo-nos com este Pai que acolhe sem olhar as suas faltas? Ou Parecemo-nos com o outro filho que não saiu de casa e sentiu-se no direito de julgar seu irmão?

5. A grande mensagem deste evangelho está na alegria em ter de volta algo que se havia perdido: uma ovelha, uma moeda, um filho. Como reagimos diante das falhas dos outros? Nos alegramos quando recebemos nossos amigos de volta ao nosso convívio ou do nosso grupo? Acolhemos com alegria?

ORAÇÃO – O que podemos dizer a Deus?

E com esta poesia respondamos a Deus ao que Ele nos pede:

Senhor sou filho Teu
E quero te dizer
Não sou doutor, nem fariseu
Ao pecador quero acolher.


Quero ser como o bom pastor
Das ovelhas saber cuidar
Vou trabalhando com amor
Se uma se perde vou buscar.

Como a mulher que se alegra
Com a moeda que encontrou
Vou me alegrar com a juventude
Que o Teu amor reencontrou.

Quero a humildade desse filho
Que à sua casa retornou
E a acolhida desse Pai
Que a esse filho perdoou.

Dá-me a alegria do reencontro
A humildade do perdão
Pois mais feliz é quem perdoa
E acolhe com o coração.

Amém.

CONTEMPLAÇÃO – O que guardaremos no coração? 

 

Fiquemos com esta frase para que sirva de motivação constante a sermos discípulos de Jesus Cristo frente aos desafios da atualidade:

“Haverá mais alegria no céu por um pecador que se converte”.


AÇÃO – Qual a nossa atitude diante dessa leitura?

Depois que refletimos a Palavra de Deus, sugerimos que a exemplo dela possamos realizar algo concreto.

Individualmente – Procurar acolher mais aos nossos amigos que voltam ao nosso convívio, ou ao nosso grupo. Praticar o perdão, e olhar as falhas dos nossos semelhantes com o olhar amoroso de Jesus Cristo, evitar julgamentos.

Em grupo – Promover um encontro com os que estão afastados do nosso grupo, fazer perceber nesse dia, que todos são importantes, independentemente do que os desafia e impedem de serem frequentes nas reuniões e atividades da comunidade. O acolhimento é fundamental para fazer com que os outros se sintam bem no ambiente e percebam que Deus se faz presente na presença dos amigos que se encontram em seu nome.


SUGESTÕES

 
CANTO: O filho Pródigo (Pe. Zezinho)

Filosofia não me deu felicidade,
explicação não explicou o que eu te fiz.
Eu tinha tudo ao meu redor,
saúde, paz e tanto amor
e mesmo assim não soube ser feliz.

Minha casa é a casa do Senhor
Minha casa é a casa do Senhor (bis).


Eu me afastei porque pensei ser meu direito
usar daquilo que era meu como escolhi.
Eu tinha ao meu redor
e Deus me dava o seu amor
e mesmo assim meu Deus eu não ouvi.

Imaginei saber de tudo e fui descrente
contra meu Deus ouvi falar e me calei.
Não eu não fui um bom cristão,
pois fiz ao mundo concessão
e sem notar, de Deus me envergonhei.

Igual ao filho que partiu naquela história,
felicidade longe dele eu não achei.
Filosofia não me deu
aquela paz que vem de Deus,
ao meu Senhor agora eu voltarei.




Sugestões de Vídeo 

Parábola da Ovelha Perdida



Uma versão moderna do Filho Pródigo


 

Mais Vídeos:

Parábola da Moeda Perdida
 
O Filho Pródigo – Pe. Zezinho (Música)

A ovelhinha – Pe. Antônio Maria (Música)










*Roteiro de leitura orante produzido por Luis Adriano CorreiaPastoral da Juventude do Meio Popular/PJMP

*Lectio Divina em mp3 produzida pelo Padre Lima de Deus - Diocese de Cornélio Procópio - Paraná. 
*Imagens Públicas da Internet – Pesquisa de imagens do Google.

*Vídeos sugeridos hospedados em youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar conosco desse mutirão, sua opinião é importante!