Quem Somos?

Cristonautas

CRISTONAUTAS é um programa de treinamento em Lectio Divina (Leitura Orante da Bíblia) para jovens, levando em consideração a Nova Evangelização, a Grande Missão Continental e as Tecnologias de Informação e Comunicação.
CRISTONAUTAS é um programa da Fundação Ramón Pané, apoiada por várias instituições católicas.

Seu objetivo é a formação de jovens líderes para que eles possam ensinar outros jovens a rezar com o método da Lectio Divina através de formas criativas, usando as artes e a tecnologia como um meio para entender a mensagem da Palavra de Deus.

Tanto a música, como a pintura, grafite, teatro, dança, performances, vídeo, rádio e outros meios de comunicação hoje são tidos em conta para atingir o objetivo de comunicar a Palavra de Deus. A pedagogia da Nova Evangelização nos impulsiona com novo ardor, novos métodos e novas expressões para ser fiel à missão de ajudar outros a entender a Palavra de Deus em sua plenitude, ela que está sempre presente, viva e eficaz em nossa vida.

Partindo sempre da Palavra de Deus escrita, de acordo com as traduções oficiais da Igreja Católica, tomando o método ancestral que a nossa tradição deixou como legado para ler os textos em seu contexto, e sem pretextos.

Procuramos apoiar os missionários que trabalham para apresentar a Palavra de Deus, guardada pela Igreja Católica, especialmente às novas gerações em suas próprias linguagens culturais.

 

Aplicativo Cristonautas 1 


Cristonautas 1 é um aplicativo criado para aparelhos portáteis (telefones e tablets), computadores (PC ou Mac) desenvolvido para apresentar a você a História Bíblica da Salvação situada em uma linha do tempo interativa e dinâmica.

Lectio Divina (Leitura Orante da Bíblia) Na linha do tempo da história da Salvação, você poderá encontrar Roteiros de Lectio Divina Católicos, e também localizar os textos bíblicos nos contextos históricos em que foram escritos, para entender a sua mensagem, e rezar com ele.

 

Fundação Ramón Pané


Ramón Pané – Primeiro Catequista da América

A Fundação Ramón Pané leva o nome de uma das maiores figuras da evangelização da América. Ramón Pané era um irmão Jerônimo, Catalão, que vem como parte do contingente que fez a segunda viagem de Colombo. Em 1494,
está presente quando a primeira missa foi celebrada em “La Isabela”, o dia da festa dos Reis em 1494. Ele é um homem observador e bastante curioso no que é chamado a viver. Chega a um território em que os aborígenes pareciam aos seus olhos como iguais, mas eles eram grupos humanos em evolução dinâmica, na verdade falavam línguas diferentes, têm diferentes culturas, crenças, hábitos próprios. Nesta situação, além da imaginação, o Frei Ramón Pané teve que se adaptar.

Recebeu de Crstóvao Colombo a incumbência de se apropriar das “antiguidades orais” dos nativos.

Ramón Pané coleta, para nós, os dados sobre as crenças mitológicas e cerimônias religiosas dos Tainos, seus hábitos e sobre o significado de muitos termos de sua língua. Todas as descrições de suas obras são marcadas pelo interesse religioso: doenças, cuidados de saúde, medicamentos, alimentos, o mar, os mortos, mitos e crenças.

Quanto à sua atuação como catequista é aquele que dá início a "convivência". Aprendeu pelo menos duas línguas, a do território Macorix e Taino. E aprendeu a viver com os nativos. Primeiro com os Macoriges cerca de dois meses, depois de quase dois anos com os Guarionex e por três anos se relacionou com os Mabiatué.

Esta é uma de suas façanhas: participar de comunidades indígenas através do conhecimento de sua linguagem, comunicar, conhecer a sua realidade, seu mundo cultural e, ao mesmo tempo, permitir-se conhecer e catequizar. Assim, ele foi o primeiro missionário em solo americano.

Defendia que todos os índios são seres humanos e não eram admitidos em sua obra termos depreciativos ou discriminatórias contra eles. Postula a aceitação voluntária da fé. Talvez na sua condição de leigo não fosse tão vasto seu conhecimento, mas era rica a sua experiência com os princípios do Evangelho. De fato, foi um catequista pacífico.

Assim, em honra e memória de Ramón Pané, primeiro catequista e evangelista, foi criado em 1994, a Fundação que leva seu nome.

Somos uma equipe INTERNACIONAL CATÓLICA que realmente acreditam no evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, e da Igreja Católica Apostólica Romana, dirigida pelo Sucessor de Pedro e os apóstolos (o nosso legítimo Papa e Bispos), e temos a missão de levar o evangelho a partir da linguagem de diferentes culturas, a única boa notícia, por todos os meios. Usamos meios atuais de comunicação, especialmente a internet e todas as artes (música, pintura, grafite, teatro, dança, desenho assistido por computador, sites e aplicações). Nós patrocinamos oficinas Lectio Divina e apoiar a espiritualidade dos agentes de evangelização.

Queremos ajudar cada diocese, conferências episcopais católicas, Movimentos eclesiais, na formação catequética, espiritual e missionária.

Somos também uma ASSOCIAÇÃO PÚBLICA DE FIÉIS, de acordo com o Direito Canônico da Igreja Católica. E podem pertencer a esta associação, todos os interessados ​​para evangelizar através desta Instituição.

Temos um escritório na Arquidiocese de Tegucigalpa Honduras, e seu Presidente Geral é o Cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, S.D.B., e sede operacional na Arquidiocese de Miami, Estados Unidos. Seu Presidente é o Ir. Ricardo Grzona, frp.

Para mais informações sobre a nossa missão e nosso trabalho entre em contato com: presidencia@fundacionpane.org

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar conosco desse mutirão, sua opinião é importante!