As leituras
deste domingo continua nos falando sobre o uso dos bens. Temas como a avareza,
a cobiça e o apego aos bens são muito próprios no Evangelho de Lucas. O profeta
Amós, profeta da justiça social, alerta que, na sociedade, há um grupo que
esbanja e, certamente, outro que passa necessidades.
A parábola contata por Jesus relata a inversão dos valores na
eternidade: os ricos nada terão e o Reino será dos pobres. Há um grande abismo entre o egoísta e o pobre: ninguém pode se
aproximar de quem só pensa em si mesmo, por isso, ele se isola, fica solitário
no mundo escolhido por ele mesmo. O inferno é um mundo de isolamento: há um
abismo, diz-nos Jesus.
O evangelho
deste domingo não deve ser uma condenação dos ricos e nem a salvação
incondicional do pobre. O que salvou Lázaro não foi somente a falta de bens,
mas a sua humildade. Também o que condenou o rico não foi a posse dos os seus
bens em si mesmos, mas o mau uso deles: o esbanjamento, o acúmulo e o egoísmo.
A pobreza é um valor evangélico. A conversão é
um processo de empobrecimento. É interessante observar que o Evangelho faz uma
relação entre pobreza e escatologia (=estudo das realidades últimas). Há
teólogos que definem o purgatório como um processo de última conversão que
coincide com o último empobrecimento. Quando deixamos de confiar em nós mesmos,
quando deixarmos todos os nossos apegos (materiais e afetivos), quando nossa
vida estiver totalmente livre nas mãos de Deus, então estaremos totalmente
empobrecidos para entrar no Céu. A Vida Eterna, portanto, será um estado de
vida de total entrega a Deus, uma total confiança que será abraçada com o total
despojamento. A vida é uma oportunidade para o despojamento gradativo de nós
mesmos. Por outro lado, o apego aos bens escraviza, torna a vida um inferno,
uma separação total das pessoas e de Deus.
Para quem se satisfaz com relatos sobre os sinais do além e o
diálogo com os mortos, o Evangelho deixa claro que não é possível que isso
aconteça. O rico quer que o milagre converta seus
familiares. Abraão (como um interlocutor de Deus) nos esclarece que se os ricos
não vêem o milagre da vida a cada dia, se não são tocados pela Palavra de Deus
(Moisés e os profetas), já estão condenados. Há sempre o risco da necessidade
de coisas extraordinárias para que aconteça a conversão. Não são os prodígios e
nem as visões, mas sim o milagre de cada dia que nos conduz a uma abertura para
a vida, para o amor.
Como estamos
gastando a vida? Onde está a nossa riqueza e o que significa para nós a
pobreza? Do bem viver, do se preocupar com o que vale a pena é que depende a
nossa realização e a vida eterna. Cada minuto de nossa vida deve ser bem gasto,
deve ser bem aproveitado. A cada instante podemos viver os verdadeiros valores
ou deixar os dias passarem sem que a vida tenha seu êxito.
No mundo tão materialista e egoísta, o valor da generosidade perde
espaço. O Evangelho nos convida a termos atitude
generosa com a vida, com os bens; ensina-nos a partilhar. Santo Ambrósio nos
alerta: “Dar aos pobres devolver o que não nos pertence”. Uma parábola do
Taoismo nos diz que quando a pessoa vai para o inferno, descobre que lá existe
um grande banquete, nada de fogo e enxofre de que falam algumas tradições. As
pessoas estão sentadas ao redor de grandes mesas redondas, com pilhas e pilhas
de todos os tipos possíveis e imagináveis de pratos deliciosos. Só há um
problema: os garfos, colheres e facas são do mesmo tamanho que as mesas, e as
pessoas estão se esforçando em vão para comer com esses talheres imensos.
Quando alguém chega ao Céu, encontra o mesmo banquete, mas com uma diferença:
as pessoas sentadas de lados opostos da mesa dão comida umas para as outras. O
Céu depende de nossa atitude generosa.
Pe. Roberto
Nentwig
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